Sunday 10 February 2008

Vocação




Para aqueles que ainda não conhecem o Nelson Freire


Aqui vai uma recomendação


Um documentário* sem precedentes


Que para mim fala sobre o que é Vocação





Ora sozinho


Sozinho ao piano


Com o piano e a orquestra


Com uma grande amiga


Quando tocar é uma oração





A música é a religião


O piano o altar


O som o vigário


As mãos fazem o sermão


E a alma?


Em plena elevação





Somos tais como um pianista


Em carreira musical


Concerto solo na vida


Ora acompanhados de uma orquestra


Amigos com diferentes instrumentos


A fazer harmonia de fundo


Ou a melodia de nosso aprimoramento





Nelson em seu documentário desde os 3 de idade encontrou


O seu amigo inseparável


O seu altar dominical


A tonalidade de sua caminhada


Da capo al fine






Sol maior o iluminou


O Pai lá de cima


E o aqui de baixo Sol menor


Não menos maiúsculo e iluminado


Incentivou





Observem a carta deste Pai


Um pequeno momento do filme


"uma carta"


Mas que pelo menos em mim


Sublime


Marcou a minha alma


E convidou-me a uma reflexão





Sei que na vida estou solo


Na maioria das vezes acompanhado


Falta-me ainda o instrumento


Para arar este extenso solo





A tonalidade é maior


O compasso ritmado


A composição inspirada na musa do amor


Mas qual é a música?


Na dúvida, o meu coração bate sincopado





Por enquanto estou como um jazzista


Sigo em improvisação


Com harmonia sem dúvida


Passos firmes de um passista


Que por vezes perde o compasso


Mas levanta sem exitação





Mas continuo em busca do instrumento


Que fará de mim um grande artista


A tocar música da vida que vem de dentro


Acompanhado do Criador


A obra-prima que se chama Vocação





* Nelson Freire - Um filme sobre um homem e sua música


Diretor: João Moreira Salles

No comments:

Post a Comment