Sunday 13 April 2008

Fado



(Video de Mariza cantando "Ó Gente da Minha Terra" - de Amália Rodrigues)

Fado
Da gente da minha terra
Entra fundo na alma
Brotando um ufanismo inevitável

Sou brasileiro de nascença
Português talvez de fato
O destino, ninguém sabe
Certamente remixado
Com um pouco de dolência
Mas com mais alegrias sempre ao lado 

Fado vem de fatum
Fatum do latim é destino
Todavia o meu
Por mais que se duvide
Não é Fado consumado

Pois o Fado se canta sozinho
E sempre pode ser mudado 
Quando acompanhado de uma nova guitarra
Por mais que se caminhe improvisado
O Guitarrista, hoje inacreditado, sem dúvida 
Sempre estará ao nosso lado

Com a voz em solo
E a alma livre fora do solo
Quero cantar o meu Fado
Sozinho, mas sempre acompanhado

Fado da gente da minha terra
Que caminha sempre
Com destino mirado
Com mãos e dedos pela guitarra da vida calejados
E com o corpo suado
Forte e saudável
Em busca incessantemente
De um Fado elevado

12 comments:

  1. Guilerrrrmisson,

    Pensei um monte de coisas enquanto assistia o vídeo. Pensei outras tantas com o seu texto.
    Mas fiquei impressionada com a energia da cantora... Que força tem essa mulher, hein? Aí me ocorreu um pensamento engraçado: Será que ela usa Lux Luxo?
    ...
    E o futuro (ou o destino, como você preferir), meu amigo, - já dizia o Tieds semana passada - é o dia de hoje.
    Um beijo saudoso,
    Bariana...

    ReplyDelete
  2. Bari,
    amiga querida. Esta cantora realmente eh impressionante, Arrepio toda vez que a escuto. Apaixonei-me pelo fado por causa dela. Quanto ao consumo de sabonete feito por ela....vou averiguar....heheheheh!

    O Futuro para mim sempre sera uma dicotomia entre o hoje e o amanha. Nao tem como separar. Mas com certeza o futuro se faz hoje. Cada dia uma preocupacao! Um beijao saudoso e um abraco tb!
    Guilerrrrrrrrrrrrmison

    ReplyDelete
  3. Querido Gui,
    Que fado carregar as eternas perguntas provenientes da vida, não de uma vida qualquer, de uma vida pensante, inquieta pela busca de resposta: objetivas? Subjetivas? Qual será seu fado? Qual será meu fado?
    A contrapor, apresento-lhe (pretensão minha em apresentar-lhe...) Fernando Pessoa, quer dizer uma perpectiva dele: Alberto Caeiro, "Há Metafísica Bastante em Não Pensar em Nada"

    O que penso eu do mundo?
    Sei lá o que penso do mundo!
    Se eu adoecesse pensaria nisso.

    Que idéia tenho eu das cousas?
    Que opinião tenho sobre as causas e os efeitos?
    Que tenho eu meditado sobre Deus e a alma
    E sobre a criação do Mundo?

    Não sei. Para mim pensar nisso é fechar os olhos
    E não pensar. É correr as cortinas
    Da minha janela (mas ela não tem cortinas).

    O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!
    O único mistério é haver quem pense no mistério.
    Quem está ao sol e fecha os olhos,
    Começa a não saber o que é o sol
    E a pensar muitas cousas cheias de calor.
    Mas abre os olhos e vê o sol,
    E já não pode pensar em nada,
    Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos
    De todos os filósofos e de todos os poetas.
    A luz do sol não sabe o que faz
    E por isso não erra e é comum e boa.

    Metafísica? Que metafísica têm aquelas árvores?
    A de serem verdes e copadas e de terem ramos
    E a de dar fruto na sua hora, o que não nos faz pensar,
    A nós, que não sabemos dar por elas.
    Mas que melhor metafísica que a delas,
    Que é a de não saber para que vivem
    Nem saber que o não sabem?

    (...)

    ReplyDelete
  4. Ok.
    Como fazemos uma campanha para votar na Mérari? Meu voto tá garantido. Gui, eu ia responder seu post, mas o post dela superou o meu e o seu somados, então eu vou enfiar a viola no saco e esperar o próximo tema.
    Mérari,
    A propósito (blog não é lugar de fazer elogios), mas te encontrei na despedida da Luisa e você estava deslumbrante! Tá usando Lux Luxo, menina? Benza Deus.
    beijos
    Bari

    ReplyDelete
  5. Tive uma idéia! Porque vocês dois não publicam juntos???
    Eu posso fazer piada em cima do tema de vocês (minha especialidade).
    Uebaaa!
    Legal: primeira campanha oficial pela união de forçar Brasil-e-outro-lado-do-mundo para um blog!
    No próximo tema eu conto com a parceria "Meralherme".
    huuhuhuhuhuuuhuhuhhuuhuhuhuhuh
    O dia que você quiser um tema no estilo sem-noção eu me disponho a contribuir, ok?
    bjos

    ReplyDelete
  6. Mari!
    Tudo bem? Coloca lux luxo nisto! Rs.
    Qto a parceira "Meralherme", acho uma boa idéia! Com a inquietude do sr. Guilhermeson em sua busca pelas respostas da vida, a busca pelo auto-conhecimento, auto-percepção e etcs, uma psicóloga e uma crítica com piadinhas, seria ótimo! Audiência garantida! Vamos aguardar o pronunciamento do sr. Guilhermeson.
    Assim, caro leitor, aguarde os próximos capítulos da novela, onde o autor é um homem inquieto por respostas da vida, procurando seu anima e animus, e junto com a inquietude, inteiramente gratuíto, comentários poesias e piadas!

    ReplyDelete
  7. Querida Mérari e Bari,
    agora realmente tenho um blog de verdade!
    Afinal não existe blog sem interação. Como fico feliz de receber comentários. Isto me incentiva a continuar refletindo e escrevendo. As perguntas continuam: que fado eu tenho? E fadas têm fado? ( Mérari, esta pergunta é para você!) Adorei o poema que você colocou! Fernando Pessoa não tem comparação, e talvez tenha resumido toda a discussão. Para que Metafísica? E esta pergunta é isca dos entendidos de física (e behaviouristas) para pescar os poetas. Sem metafísica o que resta neste mundo além do tangível e dos sabonetes? Basta LUX para a beleza de vocês? Acredito que não. São duas privilegiadas pela natureza com certeza. Mas o que é mais interessante em vocês é a metafísica que têm para oferecer. Por isso conto com vocês para engrossar o caldo deste caldeirão.
    Vou incluir as duas como escritoras aqui. Topam?

    ReplyDelete
  8. Guilérmisson e Bérari,

    Tô dentro, galera.
    Preciso avisar que eu costumo apenas contar coisas esdrúxulas sobre a minha vida.
    Me manda a senha para postar que eu tenho uma história da minha mãe para dividir com vocês. bjo

    ReplyDelete
  9. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  10. Ok, ok ok!
    Bari, Bérari e Guilhermeson, então seria BariBeraLhermeson? Sugestão abertas!!!
    Qto as incesantes perguntas do Guilhermeson, sobre o fado das fadas, existem duas respostas para a pergunta e as duas são positivas.
    A primeira resposta: é óbvio que as fadas têm fados, afinal o companheiro da fada é o fado!!!
    A segunda resposta é também positiva, as fadas têm fado, fado agora entendido como destinho. Imagino que o fado das fadas seja encantar o mundo e reciprocamente serem encantadas por quem cruzam seu fado, seu destino, sua vida, de maneira circular a propagar encantamento. Mas as fadas têm fardo? Você já viu uma fada? Já foi encantado por uma fada? Já encantou uma? Você poderia resposder isto Guilhermeson?
    Bari, histórias esdrúluxas são as melhores!São melhores porque com bom humor as encaramos e não menos importante: dão audiência!!! Sim, isto é um bloog, intereação e aceitação são necessárias. E nosso idealizador trabalha com propaganda!! Quem melhor para saber isto! Afinal, um blog e Lux Luxo precisam de audiência! Uma historia esdrúxula faria as vendas Lux Luxo aumentarem?
    Ok, insanidades a parte, qual o tema da história esdrúxula sobre a mãe da Bari?
    Posteriormente, tenho alguns temas e alguns poemas, inclusive um que é meu preferido, que cabe ao fato do nosso idalizador estar do outro lado do mundo. As incertezas da vida, trocar o certo pelo incerto, voltemos a metafísica!
    Huahuahuahua...
    Cenas para o próximo capítulo...

    ReplyDelete
  11. Queridas co-autoras,
    então mãos a obra por que a tornerinha da inspiração não cessa de jorrar idéias e como estamos em tempo de contenção não podemos nos dar o luxo do desperdício! Respondendo a suas perguntas Mérari:" Mas as fadas têm fardo? Você já viu uma fada? Já foi encantado por uma fada? Já encantou uma? Você poderia resposder isto Guilhermeson?"
    Não sou Peter Pan mas estou em busca da sininho que um dia entre pela janela do quarto e me leve para a Terra do Nunca. Aliás, esta estória merece um post! Está anotado! As Fadas têm um fardo enorme pois carregam a fantasia que é uma mercadoria luxuosa no mundo de hoje. Por isso a minha resposta a sua primeira pergunta é sim! A Fantasia tem peso de ouro, portanto é um fardo muito pesado para se carregar em um mundo de céticos. Respondendo a sua pergunta, sim já vi uma fadinha, mas ela passou como um relâmpago e tive pouco tempo para perceber o que ela estava carregando. Estou esperando ela passar novamente na janela uma noite destas...Para a terceira pergunta a minha resposta também é positiva, por mais que a fadinha tenha passado que nem um relâmpago, ela soltou um pouquinho de pó mágico que foi suficiente para me encantar. Por isso dou-me a licença de escrever este blog que nada mais é do que dar asas à imaginação e à fantasia!
    Grande beijo a vocês duas!
    Gui

    ReplyDelete
  12. Não são só as fadas que tem tal fardo, não é uma questão de gênero, portanto elfos, o masculino de fada (mas fica mais simpático fado), também têm este fardo. Fados com fardo de encantarem, de terem o poder, (sim é verdadeiramente poder, e que poder!) de fazerem as pessoas se alegrarem e o mais intrigante, trazem paz as pessoas. O mundo está cercado de fados e fadas, encontram-se camuflados na multidão, mas por vezes, são reconhecidos, ainda que num piscar de olhos, aparecem e desaparecem, misteriosamente. E da mesma forma misteriosa, reaparecem, sem mais nem menos, sem perguntas, apenas é, de repente, com um pozinho de pirimpimpim mágico. Minha janela também fica a aberta...

    ReplyDelete